18 de jan. de 2013

Livre arbítrio?

Oii, pessoal!
Esses dias, estive refletindo sobre a seguinte passagem de 1 Coríntios 10:23, que diz:
“Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica”. 
Diversas vezes, nos vemos em situações de escolha. Se devemos ou não ir a tal lugar, se podemos ou não assistir certo tipo de programação televisiva, se é pecado vestir aquela roupa, entre tantas outras questões. Isso fez com que, principalmente no passado, diversas igrejas taxassem o que era permitido ou não. Havia igrejas que não permitiam a entrada de pessoas que vestissem calças ou que se maquiassem, havia pessoas que afirmavam ser pecado ouvir certo estilo musical, etc.
 Palavra de Deus, contudo, nos diz que tudo é permitido. Nós temos o livre arbítrio de escolher o que vamos fazer. Contudo, a Palavra também diz que nem tudo nos convém, nem nos edifica. Será que vale a pena frequentar aquele certo lugar, onde pessoas bebem, fumam e praticam outras promiscuidades, já que isso não edifica e, muito menos, é conveniente?? Deus diz que isso é permitido (nós temos a liberdade para fazê-lo). Porém, cabe a nós analisarmos se essa nossa atitude está nos edificando.
As Escrituras também dizem que somos carne, mas devemos constantemente fortalecer nosso espírito, para permanecermos próximos de Deus. A forma de fortalecermos o espírito, além de estarmos constantemente em oração e obediência, é alimentando-nos daquilo que nos edifica. Aquilo que nos traz paz e nos aproxima do Pai é o que deve ser o alvo de nossas escolhas e decisões. Muito embora, diversas vezes, as coisas do mundo pareçam nos dar um prazer maravilhoso e uma felicidade difícil de alcançar, é possível encontrarmos prazer e felicidade inigualáveis nos braços do Pai.
A reflexão que eu quero fazer com esse texto é que devemos sempre analisar nossas atitudes e ver se elas estão nos edificando, ou seja, se estão nos aproximando de Deus. Se o próprio Deus afirma que tudo é lícito, não somos nós, homens, que teremos a autoridade de proibir algo. Entretanto, é necessário que nós, homens, estejamos sempre pensando se nossas escolhas estão nos edificando.
A decisão de seguir a Deus não é fácil. Muitas vezes, temos que renunciar diversos hábitos e preferências que tínhamos antes de conhecer a Deus. Contudo, essas renuncias de coisas que não nos edificam só nos fazem bem. Deus nos ama tanto que nos deixa livres para decidirmos o que vamos ou não viver. Mas seguir aquilo que convém a um cristão nos traz as bênçãos de Deus. De modo geral, as pessoas que seguem a Deus veem o mundo de uma forma diferente, e isso se dá pela decisão de seguir ao Pai alimentando o espírito, em detrimento da carne, com conhecimentos e atitudes edificantes. 
Deus abençoe vocês!
Airton Cesar.


Sobre o Autor: Airton Cesar
Airton Cesar Sou um rapaz muito jovem, que foi chamado pelo Senhor para servi-lo e contribuir com o seu propósito nesta Terra. Desde então, busco está cada vez mais próximo do Pai, fazendo aquilo que Deus nos pede para que sejamos escolhidos por Ele.

0 comentários:

Postar um comentário