3 de abr. de 2013

É preciso renascer!

Oii, pessoal!
O texto de hoje é baseado na passagem Jo 3, 1-5:
“Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: ‘Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele’. Jesus respondeu: ‘Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo’. Nicodemos perguntou: ‘Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?’ Jesus disse: ‘Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.’”
  É bastante inusitado ver que Jesus disse que seria necessário nascermos de novo para ter direito ao seu Reino. Assim como Nicodemos não entendeu, a princípio, o que Ele queria realmente dizer, muitos de nós ainda não compreendemos por completo isso. 

Nicodemos era um fariseu e, possivelmente, como os outros fariseus, não adorava a Deus verdadeiramente. Ele ia ao templo, orava de joelhos, fazia jejuns, mas não adorava a Deus com o coração. Na verdade, a maioria das ações feitas pelos fariseus era apenas para chamar a atenção das pessoas. De repente, ao encontrar com Jesus, esse fariseu fala dEle como se realmente o adorasse e conhecesse. Jesus, então, afirma para Ele que só quem nasce da água e do Espírito (ou seja, quem se converte – se batiza - verdadeiramente) pode entrar no Reino de Deus.

Muitas vezes, vivemos como os fariseus, não adorando a Deus verdadeiramente. Mesmo sem perceber, podemos dedicar nossa adoração a dinheiro, ídolos, poder, entre outras coisas. Ao fazermos isso, esquecemos que Deus deve ter sempre o lugar principal na nossa vida e acabamos sendo como os fariseus, que preferiam ter dinheiro e status a amar realmente a Deus.

A Palavra de Deus diz que há festa no Céu quando um único homem se converte! Mesmo sendo falhos e cometendo esses erros e diversos outros, Deus nos ama e nos dá chances de nos voltar para Ele. Sua misericórdia por nós se renova a cada dia. Não importa se o pecado é prostituição, drogas, idolatria, falta de amor a Deus... Ele sempre está de braços abertos para nos receber.
Entretanto, sua Palavra diz que para termos realmente direito ao Reino de Deus, temos que nascer de novo, nascer do Espírito. A conversão não é algo que vem de nós mesmos. Nem é algo que vem de homens. A conversão vem do Espírito de Deus. É Ele que nos convence do pecado, da justiça, do juízo. E, a partir do momento em que decidimos viver com Cristo, temos que decidir renunciar aquilo que nos afasta dEle, ou seja, o nosso pecado. É por isso que Jesus diz que é necessário renascer. Nossa vida após conhecer a Deus deve ser diferente de tudo o que vivemos de forma errada. O pecado não pode mais habitar em nossos corações, ou não teremos nascido de novo verdadeiramente. Se entregar a Jesus completamente é morrer para as nossas transgressões e  nascer para as transformações que o Espírito quer fazer em nossos corações.

Para concluir, quero afirmar que os propósitos de Deus para as nossas vidas são os melhores que podem haver. Ele é perfeito e nós somos falhos. Obviamente, a vontade dEle é perfeita e a nossa pode ser falha. Para vivermos plenamente a vontade de Deus, é necessário que o aceitemos como único gestor das nossas vidas, decisões, escolhas.. E, ao aceitarmos Jesus como o Senhor da nossa vida, temos, ao mesmo tempo, que renunciar ao pecado e nascer para Cristo.

Que Deus possa abençoar você poderosamente! Espero que você possa viver experiências grandiosas e transformadoras com o Pai. Mas, antes disso, espero que você esteja disposto a, junto a Jesus, vencer o mal que te distancia de Deus. Todos pecamos e ofendemos muito a Deus, e é importante que estejamos sempre dispostos a mudar e nascer de novo. Só assim será possível ter tais experiências com Deus.
Que o Pai os abençoe!!
Airton Cesar
.
Sobre o Autor: Airton Cesar
Airton Cesar Sou um rapaz muito jovem, que foi chamado pelo Senhor para servi-lo e contribuir com o seu propósito nesta Terra. Desde então, busco está cada vez mais próximo do Pai, fazendo aquilo que Deus nos pede para que sejamos escolhidos por Ele.

2 comentários:

Jéssica Cristine disse...

Ual... gostei muito do texto... é exortador... e a imagem por si só já fala muito. Que Deus te abençoe e continue te capacitando... A paz!

Unknown disse...

Obrigado, Jéssica Cristine! Que Deus a abençoe cada vez mais! Que seja tudo para a glória de Deus! Um abraço!

Postar um comentário