2 de fev. de 2014

A GLÓRIA DE DEUS

Hoje parei para refletir no modo de como temos nos achegado a Deus. Os pedidos que temos levado ao nosso Pai. A bíblia nos conta a história de um homem, um príncipe egípcio, que negou toda a sua futura soberania, para se prostrar diante do único que é, verdadeiramente, soberano. Seu nome é Moisés. Em êxodo 33 vemos Moisés em um diálogo com Deus. No texto fala que Moisés falava com Deus, face a face, como quem falava com um irmão. Moisés era amigo de Deus. E como Moisés pôde galgar esse título? Intimidade! Intimidade é a resposta pra essa e demais perguntas. Buscar intimidade e ter intimidade com Deus, se não for a resposta, é o caminho para a resposta de vários problemas em nossas vidas!
Mas como temos buscado essa tal de intimidade? Allyson, eu oro diariamente, e não sei o porquê de não ter essa intimidade! Sim, eu também converso com várias pessoas diariamente e também não possuo intimidade com elas. A qualidade dessas conversas/orações é quem vai ditar se terás intimidade ou não. Há algum tempo, ouvi de um líder dizer que pra se firmar amizades, deveríamos comer um quilo de sal com elas. Ou seja, levaria tempo e dedicação.



“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”. Jeremias 29:13


Sabe, falo por mim, por diversas vezes acabamos não dando a devida posição de honra e destaque àquele que sempre a mereceu! Tudo que Moisés fazia, além de exercer a função de líder, era buscar intimidade com Deus. E Deus se mostrava a Ele. Ai isso me leva a reflexão que propus no inicio desse breve e singelo texto, sobre os pedidos que temos levado ao nosso Pai. Moisés era hebreu, mas cresceu na luxuosidade dos palácios egípcios. Ele abriu mão de tudo para viver no deserto. Abriu mão das melhores refeições, servidas por empregados, para comer maná e codornizes e beber agua que saia de pedras. Abriu mão de riquezas, para viver debaixo da provisão do Senhor. Mas além de tudo isso, ele abriu mão da sua vida para viver a vida que o Pai tinha planejado para ele. Moisés era humano e, sem duvidas, sentia falta de uma coisa ou outra, mas nunca murmurava. Certa vez, em uma conversa com o Pai, ele pede algo inusitado:

O Senhor Deus disse a Moisés:— Vou atender o seu pedido porque conheço você bem, e você conseguiu a minha aprovação.Aí Moisés suplicou:— Por favor, deixa que eu veja a tua glória. Êxodo 33:17-18

Moisés poderia pedir qualquer coisa ao Pai, mas o pediu para ver a sua Glória. E, diante disso, levanto outro questionamento. O que seria a “Glória de Deus”? 
A glória de Deus é a beleza, magnitude, excelência, grandeza de Sua existência. A bíblia cita em vários momentos sobre a manifestação da glória de Deus. Deus atende, em parte, o pedido de Moisés. Deus o leva ao alto do monte e o coloca em uma fenda, e tapa com Sua mão, e ao passar, permite que Moisés veja suas costas. A bíblia fala que Moisés permaneceu no monte com o Senhor por 40 dias e quando ele voltou ao acampamento, seu rosto refletia a glória de Deus e brilhava de tal maneira, que as pessoas temeram chegar perto de Moisés (Leia em êxodo 33 e 34).
Isaías, em uma visão, diz ver o céu aberto, e via querubins, e tais querubins cobriam o rosto diante da glória de Deus, que enchia toda a Terra. Toda a Terra está cheia da glória do Senhor! E me perguntei, como pode, a glória de Deus
 está na Terra, e se manifestar na Terra, já aqui só vemos maldade? Então li isso:
“Todos eles são o meu próprio povo; eu os criei e lhes dei vida a fim de que mostrem a minha grandeza.” Isaías 43.7
A glória de Deus é manifestada através das nossas vidas. Mas como, Allyson, se somos maus? Essa é a resposta! Diante de toda a nossa maldade, a glória de Deus é evidenciada. Quando vemos a sociedade sucumbir e se entulhar e se afundar dentro dos seus pecados, vemos um Deus de eterna bondade e graça, dar seu filho, por aqueles a quem Ele escolheu. Como a glória Dele é mostrada nisso. E não somente nisso. Os livramentos do nosso dia a dia, os planos grandiosos que Ele tem pras nossas vidas, isso é a manifestação da Sua glória, através das nossas míseras vidas.
Agora é hora de voltar a falar do tema proposto. Temos a falta de vergonha de colocar nosso Deus, Glorioso, digno de glória, apenas como um gênio da lâmpada. Temos nos achegado a Ele apenas para pedir bênçãos, e orientações, e milagres, e isso, e aquilo... Poxa, por que não pedimos a Ele a manifestação da Sua glória dentro de nós? Por que não pedimos para ver a Sua glória? Como disse antes, reitero, aplico isso à minha vida! Sou egoísta, pois, muitas vezes não tenho tratado Deus como Pai. Na verdade, até o tenho, mas na parte de exigir Dele cuidados, exigir Dele respostas e orientações, mas na parte de ser mútuo, de compartilhar e demonstrar meu amor por Ele, é doloroso dizer, que, muitas vezes, sou falho! E, me desafio a mudar, desafio você a mudar. Que venhamos buscar ser como Moisés, buscar ver a glória de Deus. Chegar a Ele com ações de graças e cânticos, Dessa forma seremos cheios do Seu Espírito, assim como Ele nos prometeu em Efésios 5. Que, verdadeiramente, venhamos buscar sermos Cheios do Espírito Santo, não apenas como um famoso jargão (que já está se tornando clichê), mas que, verdadeiramente, venhamos ser cheios dEle.
E essa será minha oração: Mostra Tua Glória para mim! Mostra Tua Glória para mim!
Deus Abençoe!




Sobre o Autor: Allyson Lucas 
Servo, filho do Todo Poderoso. Seguidor de Cristo e das Escrituras. Filho, irmão, eterno aprendiz. Futuro Médico, apaixonado por crianças, ensinador da Palavra. Amigo de Deus, cumprindo a carreira que Ele me propôs!

0 comentários:

Postar um comentário